Franqueira Rodrigues em missão oficial à Gronelândia com Comissão das Pescas do Parlamento Europeu

PS Açores - Há 4 horas

Eurodeputado português lidera socialistas europeus na avaliação do Acordo de Pescas Sustentáveis UE–Gronelândia, reunindo com autoridades locais e comunidades piscatórias.

 

O eurodeputado André Franqueira Rodrigues, coordenador dos Socialistas Europeus na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, participa, a partir de hoje e até quinta-feira, numa missão oficial à Gronelândia, com o objetivo de avaliar no terreno o impacto do Acordo de Parceria em Pescas Sustentáveis entre a União Europeia e a Gronelândia.

Ao longo da visita, Franqueira Rodrigues e os restantes seis eurodeputados que integram a delegação - em representação das diferentes famílias políticas do Parlamento Europeu - terão uma agenda intensa de trabalho: reunião com o Ministro das Pescas da Gronelândia, encontro com a agência local de controlo das pescas, sessão de diálogo no Parlamento da Gronelândia (Inatsisartut), através do Comité de Pescas, Caça e Agricultura, e visita ao Instituto de Recursos Naturais da Gronelândia.

A missão inclui ainda a observação direta da atividade piscatória local, com visitas ao navio pesqueiro Royal Greenland em Nuuk, à cooperativa de pescadores de Halibut, a um fiorde em Ilulissat para conhecer de perto a realidade da pesca no Ártico, bem como reuniões de trabalho com representantes das comunidades piscatórias, desde a Associação de Pescadores e Caçadores da Gronelândia, até organizações ligadas à pesca de marisco e à empresa Polar Seafood.

Para André Franqueira Rodrigues, “esta missão à Gronelândia, um parceiro importante para a União Europeia, é fundamental para compreender de facto os desafios quotidianos vividos pelas comunidades piscatórias locais. É também uma ocasião para debatermos com o Ministro das Pescas, as autoridades locais e os próprios pescadores, de que modo podemos reforçar a nossa cooperação no âmbito do Acordo de Pescas Sustentáveis UE–Gronelândia, promovendo uma gestão responsável das pescas num contexto global cada vez mais exigente do ponto de vista geopolítico, económico e da segurança alimentar.”

O Acordo de Parceria em Pescas Sustentáveis UE–Gronelândia, em vigor desde 2021, assegura o acesso controlado da frota europeia aos recursos marinhos daquela região, em troca de apoio financeiro e técnico que contribui para o desenvolvimento do setor das pescas na Gronelândia. Com uma vigência de seis anos, o acordo prevê mecanismos rigorosos de monitorização e controlo, garantindo a proteção dos ecossistemas marinhos do Ártico e a sustentabilidade da exploração dos recursos.

Este é um instrumento estratégico para ambas as partes: permite que os Estados-Membros da União Europeia, incluindo Portugal, beneficiem de quotas de pesca bem definidas, ao mesmo tempo que reforça a ciência, a proteção da biodiversidade e a subsistência das comunidades locais, promovendo ainda novas oportunidades económicas justas para a frota europeia.

A Gronelândia, território europeu estratégico no Atlântico Norte e no Ártico, tem estado sob crescente atenção e cobiça por parte dos Estados Unidos, o que, no presente contexto, reforça a importância da parceria sólida com a União Europeia.